DIREITO À CULTURA E DIREITO À EDUCAÇÃO INTERAGINDO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM

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Manuel Gomes da Silva

Resumen

Pode-se dizer que a cultura e educação são fenômenos intrinsecamente ligados e juntas tornam-se elementos socializadores, capazes de modificar a forma de pensar dos educandos e dos educadores, quando se adotam a cultura como aliada no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo é descrever a importância que a cultura tem no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e com amostragem de campo. Na pesquisa de campo, procedeu-se a aplicação de um questionário semi-estruturado a um grupo de professores da rede de ensino público da cidade de Manaus com amostragem significativa. Os resultados apontam que 78% dos professores acreditam que a cultura exerce papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem e 90% acreditam que a cultura constrói novos olhares, novas formas de comportamento e respeito, novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem. Cerca de 60% dos professores manifestaram insegurança quanto as metodologias a serem adotadas e 80% sentem necessidade de curso de capacitação para melhor desempenhar seu papel de professor na abordagem cultural nas práticas pedagógicas do ensino fundamental.

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