PROJETO DE PAISAGISMO: EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO METODOLÓGICA DE APROXIMAÇÃO COM A ESCALA E COMPOSIÇÃO EM CAMADAS
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Resumo
Este artigo reflete sobre práticas adotadas na disciplina de projeto de paisagismo, desenvolvidas no curso de Arquitetura e Urbanismo de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Rondônia. Com discussões sobre a criação e o entendimento de espaços livres desde as décadas de 1930 e 1940, e com a institucionalização, a partir de 1994, da disciplina de paisagismo e projeto da paisagem nos cursos de Arquitetura e Urbanismo brasileiros abre-se espaço para análise do desenvolvimento e aplicação de algumas práticas metodológicas para o ensino de disciplinas cujo objetivo seja o desenvolvimento de projeto paisagístico. Nesse sentido o trabalho adota as metodologias projetuais desenvolvidas por Silvio Soares Macedo e Roberto Burle Marx, aplicando-as na disciplina de paisagismo, com o objetivo de aproximar os discentes da escala de trabalho na paisagem. Como resultado parcial foi observado que a adoção da modelagem tridimensional física contribuiu para compreensão do projeto paisagístico, e as metodologias mostraram-se eficazes quando complementadas com essa abordagem. De modo geral, é possível concluir que a utilização da modelagem, assim como das metodologias projetuais supracitadas, mostraram-se eficientes como estratégias de ensino para a primeira disciplina de projeto de paisagismo do curso de Arquitetura e Urbanismo.