CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM INFLORESCÊNCIAS DE BANANEIRAS (Musa spp.)

Conteúdo do artigo principal

SILVA, J.P.S.S.
COSTA, J. N. M.
FERREIRA, M. M.
CHIARATTO, R. A.
JESUS, J. H.
TRISTAO, T. C.

Resumo

Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil fitoquímico e avaliar a atividade antioxidante das inflorescências de bananeiras (Musa spp.). Extração foi realizada por maceração hidroalcoólica, seguida de análise fitoquímica qualitativa, perfil cromatográfico por cromatografia em camada delgada (CCD) e avaliação da atividade antioxidante pelo método Férrico Redutor do Poder Antioxidante (FRAP). A análise fitoquímica qualitativa revelou a presença de esteroides/triterpenos, flavonoides e outros compostos bioativos nos extratos. Os perfis cromatográficos de CCD mostraram padrões compostos distintos entre as variedades de banana estudadas. O ensaio FRAP demonstrou atividade antioxidante significativa em todos os extratos, com respostas dose-dependentes. O estudo indica que as inflorescências de bananeira são uma fonte potencial de compostos bioativos com propriedades antioxidantes, destacando seu potencial para aplicações terapêuticas e nutricionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

SILVA, J.P.S.S., Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Brasil

Graduado em Farmácia pelo Centro Universitário Faema (2023). Mestrando em Ciências Farmacêutica pela Universidade Federal de Juiz de Fora com ênfase na avaliação biológica e farmacológica, bem como na obtenção e desenvolvimento de produtos ativos.

COSTA, J. N. M., Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Rondônia - EMBRAPA-RO, Brasil

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1979), Mestrado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2009). Pesquisador da Embrapa Rondônia, com experiência na área Entomologia Agrícola, atuando principalmente em controle de pragas do cafeeiro e fruteiras. 

TRISTAO, T. C., Centro Universitário Faema - UNIFAEMA, Brasil

Farmacêutica industrial e microbiologista. Doutora em Doenças Infecciosas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UNIVALI (2008), Especialista em Análises Clínicas (2011) e Graduada em Farmácia Industrial (2006) pela UNESC. Tem 13 anos de experiência como docente de pós-graduação, ensino superior, técnico e ensino médio. Avaliadora do INEP MEC, com experiência em documentação e preparo para autorização e reconhecimento de curso. Atualmente é professora e pesquisadora da UNIFAEMA, e coordenadora do curso de farmácia da mesma IES.