EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Contenido principal del artículo
Resumen
A educação inclusiva teve grande crescimento na década de 90 e teve como base garantir ao aluno com deficiência o ingresso e participação nas atividades educacionais, contudo, verificou-se a dificuldade na sua inserção no ambiente escolar. Os objetivos foram pautados no sistema educacional brasileiro frente à inclusão dos alunos com deficiência, a comparação do tratamento que estes alunos recebem no ensino público e privado e, se os mecanismos de ensino e recursos materiais necessários para a vida escolar são, de fato, capazes de garantirem o aprendizado destes alunos. Além disso, analisou-se a transformação do sistema educacional com relação aos alunos com deficiência e a participação dos que o cercam. Para essa pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa, que buscou compreender o fenômeno da educação inclusiva. Nos objetivos da metodologia aplicada optou-se pelo método descritivo, ao qual buscou descrever a realidade escolar a partir do ingresso de alunos com deficiência. Por fim, aplicou-se a pesquisa bibliográfica com o fito de fundamentar a percepção prática encontrada no seio escolar e familiar, para tanto, utilizou-se livros, artigos científicos, bem como a legislação vigente no ordenamento jurídico brasileiro. Teve como resultados prévios a importância da disponibilidade dos materiais didáticos para os alunos com deficiência, a preparação das instituições de ensino no que se refere a acessibilidade, capacitação dos docentes, contratação de equipe de apoio e de profissionais especializados, apoio escolar para com as famílias, e a participação da sociedade na inclusão dos alunos deficientes nas escolas.