A PRÁTICA DO BULLYING NO ENSINO MÉDIO DAS CIDADES DE ARIQUEMES E DE MACHADINHO, ESTADO DE RONDÔNIA APLICAÇÃO DA LEI FEDERAL 13.185 DE 2015 Imagem: StockPhotos.
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Resumen
Este trabalho teve por objetivo definir o conceito de
 bullying/intimidação sistemática e a sua implicância prática no ensino
 médio em escolas da rede pública localizadas nas cidades de Ariquemes e
 Machadinho D’Oeste, ambas do estado de Rondônia, contemplando turmas do
 1º, 2º e 3º ano. Justificou-se a pesquisa na necessidade de demonstrar os
 obstáculos que as escolas pesquisadas enfrentam para aplicarem o disposto
 na Lei Federal n.º 13.185/2015 e as graves consequências que as ações de
 intimidação sistemática tendem a gerar no presente e nos resultados
 futuros das vidas dos alunos, dado os inúmeros prejuízos emocionais para
 os envolvidos diretamente. A partir das pesquisas, evidenciou-se que a
 legislação brasileira ainda engatinha no assunto, isso por não referenciar
 uma punição para os agressores e se ater a estabelecer apenas um programa
 de combate à intimidação sistemática; não obstante, nos limites das
 escolas focalizadas identificou-se uma deficiência de qualificação no
 quadro de profissionais atuantes com os jovens, mitigando ainda mais o
 combate a prática do bullying. Face ao exposto, como solução, o trabalho
 propôs a capacitação dos profissionais da educação, a implementação de
 ações que alinhe a conduta da equipe pedagógica e a sensibilização e a
 conscientização de toda a comunidade escolar, a fim de amparar os próprios
 alunos, sejam eles vítimas ou agressores. Como método, a pesquisa contou
 com o método qualitativo.


