A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
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Abstract
Quando abordamos a temática voltada para o processo de ensino- aprendizagem dos alunos, é essencial que se busque analisar os fatores que envolvem as dificuldades na aquisição de conhecimento de muitos alunos em nossa educação contemporânea (1). Desta forma, diversas são as causalidades que podem estar interferindo no processo de conhecimento dos aprendizes. No entanto, as causalidades se não percebidas á tempo, têm potencial para se arrastar por toda a vida e formação educacional do indivíduo, até mesmo a chegada ao ensino superior (2). Logo, as dificuldades de aprendizagem escolar é algo que vem se prologando conforme as mudanças que ocorrem no espaço de tempo e educação temporal (2). É de crucial importância que se compreenda que o processo de ensino-aprendizagem não se desenvolve apenas no repasse de conhecimento pelo professor, mas é um processo que ocorre de maneira mútua em todos os momentos na vida do aluno, desde a chegada ao âmbito escolar até a formação de cidadãos críticos, reflexivos e criativos (3). Deste modo o objetivo deste trabalho consiste em analisar a importância da psicologia da aprendizagem para o processo de ensino-aprendizagem. Para isto foram consultados materiais bibliográficos de várias fontes como os Periódicos CAPES, Scielo, Pubmed, Pepsic e outros. Foram selecionadas as literaturas relacionadas ao tema em questão dos anos de 2020 a 2021, todas em língua portuguesa. As bibliografias selecionadas ressaltaram que todas as teorias da psicologia da aprendizagem trazem suas contribuições para o contexto educacional. Os principais objetivos observados são o de melhorar e aperfeiçoar a compreensão acerca de como se desenvolve o ensino-aprendizagem e o de fornecer alicerce para se desenvolver novas formas pedagógicas (5). Assim, conclui-se que se faz necessário trazer um olhar mais aprofundado para a importância do papel da psicologia da aprendizagem como base para se entender como acontece a aprendizagem, ou seja, como se dá a constituição do desenvolvimento humano e como o educador poderá trazer novas formas educativas.