A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NO AUXÍLIO DO LUTO INFANTIL NO CONTEXTO PANDÊMICO
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Abstract
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pandemia causada pelo novo Corona Vírus (SARS-COV-2), também conhecida como Covid-19, é uma doença infecciosa podendo evoluir rapidamente para sintomas graves sendo responsável até o momento por mais de 633 mil mortes registradas, sendo estes números contabilizados somente no Brasil (1). Diante desse cenário, tornou-se necessário estratégias para abordar o luto resultante do contexto pandêmico (2). Assim como os adultos, as crianças também sofreram forte impacto em suas vidas, principalmente no que tange a sua saúde mental, devido à perda de familiares e pessoas próximas. Isso gerou a manifestação de alguns sintomas de ansiedade, de estresse, de insônia, de comportamentos agressivos e de sentimento de desamparo (3). Contudo, no intuito de proteger as crianças, erroneamente, os adultos, habitualmente omitem e acobertam a verdade para elas. Observa-se que em algumas fases do desenvolvimento infantil, a criança não possui ainda vocabulário e habilidades para manifestar seus sentimentos sendo necessário a inclusão de uma linguagem que auxilie a percepção deste diálogo entre o adulto e a criança (4). A literatura recomenda o auxílio de algumas práticas que contribua para o processo do luto, como: leituras que discorra sobre este tema, e uma linguagem em que a criança compreenda o assunto, respeitando o nível de desenvolvimento
cognitivo e emocional desta criança (5). Deste modo o objetivo deste trabalho consiste em analisar a influência da literatura no auxílio do luto infantil no contexto pandêmico. Para isto foram consultados materiais bibliográficos de várias fontes como os Periódicos CAPES, Scielo, Pubmed, Pepsic e outros. Foram selecionadas as literaturas relacionadas ao tema em questão dos anos de 2020 a 2021, todas em língua portuguesa. As bibliografias selecionadas ressaltaram que, a literatura infantil, proporciona estratégias para a assimilação do tema, de maneira simbólica e por meio de metáforas que propiciam a compreensão desta criança (5). São nomeadas algumas destas literaturas que abordam este tema, como os livros: “Esperando Mamãe” autor Lee Tae-Jun, “O guarda-chuva do vovô” de Carolina Moreyra, “quando eu era pequena” de Adélia Prado, Vovô foi viajar” de Mauricio Meneza, “Lino” de André Neves (6). Sendo assim, conclui-se que histórias e recursos lúdicos são eficazes para que sejam trabalhadas as situações que envolvem luto infantil, sendo esse recurso um remediador entre sentimentos, desejos, e necessidades infantis, permitindo a verbalização da criança de tudo aquilo que ela tem dificuldades de expressar.