TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO (ACT) NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE EM PACIENTES OBESOS
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Abstract
Os Transtornos de Ansiedade compartilham características em comum de medo, de ansiedade excessiva e de perturbações de comportamentos relacionados, que são ocasionados por diversos fatores. A origem das características varia de indivíduo para indivíduo, mas se desenvolvem principalmente na infância (1). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 264 milhões de pessoas vivem com transtornos de ansiedade no mundo, e o Brasil lidera esse ranking, já que 9,3% da população é portadora de algum tipo de
transtorno de ansiedade (2). Outro tema de destaque atual é a obesidade, doença crônica não transmissível, definida pela OMS como um acúmulo de gordura excessivo ou anormal que traz danos à saúde, causada por múltiplos fatores que afeta pessoas de todas as idades e condições financeiras (3). De acordo estimativas da OMS até 2025, 700 milhões de pessoas sejam diagnosticadas em todo o mundo com a doença (3). Nesse sentido, a psicologia, por ser uma área que busca compreender os fenômenos psíquicos e comportamentais do ser humano, fundamenta-se de grandes perspectivas teóricas que podem auxiliar na compreensão sobre a ansiedade e obesidade, e para isso utilizará uma das perspectivas da psicologia que vem ganhando destaque nos últimos tempos: a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) que é uma abordagem psicológica que visa reduzir o sofrimento humano por meio de diversas técnicas (4). A realização do estudo bibliográfico foi conduzida por meio de buscas obtidas nas bases de dados; Scielo, Periódicos CAPES, Pubmed e Pepsi, com publicações entre 2011 e 2021, foram selecionados os materiais que abordam temas relacionados ao estudo. Foram utilizados artigos escritos em português e inglês. A literaturas selecionas demonstraram que a ACT é eficaz para o tratamento da ansiedade e da obesidade (6). Neste sentido, pode-se concluir ao longo deste estudo, que a ACT, tem grandes benefícios para desenvolver autonomia, aceitação e motivação frente os conteúdos que estejam influenciando no surgimento de ansiedade e obesidade nos clientes.