IMPACTO DA INDISCIPLINA NO PROCESSO DE ENSINO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE PORTO VELHO-RO Imagem: StockPhotos

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Marlize Lagos, Ma.
Diosnel Centurion, Dr.

Resumo

Este trabalho aborda o contexto da indisciplina nas escolas oficiais de Porto Velho, tem como objetivo determinar a correlação e o impacto da indisciplina no aprendizado do aluno. A indisciplina é caracterizada como atos de provocação, subestimação das regras, bagunça, vandalismo, ausência de respeito ao professor, dentre outros, podendo o aprendizado estar comprometido, resultando na reprovação do aluno. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem mista, quali-quantitativa de método indutivo. A população abordada foi a do 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Porto Velho, localizadas nas zonas Central e Leste. Usou-se o método de procedimento estatístico, uma vez que a pesquisa visa o levantamento de dados e sua análise para trazer informações sobre o fenômeno da indisciplina, seu impacto no aprendizado, bem como a comparação da ocorrência e o grau em que ocorre nas instituições de ensino pesquisadas. Os dados foram coletados através de questionários fechados que possibilitaram a análise da população estudada. O estudo classificou a indisciplina em branda e grave com comunicação a órgãos de segurança pública ou não. Levantou a opinião dos educadores com relação ao apoio da administração escolar a professores vítimas de alunos indisciplinados, bem como discute os métodos de intervenção que estão sendo aplicados. O estudo possibilitou inferir que atos de indisciplina precisam de uma intervenção com implantação de técnicas chamadas “disciplinares”, chama a atenção dos pais para o comportamento dos educandos, já que a indisciplina é algo de etiologia multifatorial e estes devem ser discutidos coletivamente.

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