PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS A PARTIR DE PRODUTOS PARA ALISAMENTOS DE CABELOS Imagem: StockPhotos

Conteúdo do artigo principal

Adriele Góes Vieira, Esp.
Jociel Honorato Jesus, Esp.
Filomena Maria Minetto Brondani, Ma.

Resumo

O ensino de química é motivo de preocupação para os profissionais da área, pois em muitos casos o mesmo é transmitido de modo tradicional, centrado apenas às teorias e cálculos expostos em livros, que não se relaciona com o cotidiano do aluno. Este trabalho sugere uma proposta metodológica para o ensino de química no primeiro ano do ensino médio, em que visa aliar a teoria à prática, através de uma visita ao salão de beleza, onde a mesma facilitará a aprendizagem, por estar relacionada com o meio social dos alunos, com finalidade de enfatizar a importância do conhecimento químico e reduzir as dificuldades de aprendizagem em aulas. Uma alternativa é utilizar materiais do cotidiano do aluno como tema gerador da aprendizagem, tais como, rótulos e bulas de produtos de cosméticos presentes em salões de beleza, como meio de reconhecimento de elementos e fórmulas químicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo