A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PARA A APLICAÇÃO DE UMA AULA DE FÍSICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA Imagem: StockPhotos

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Sandra Anacleto Vieira Silva, Disc.
Debora Silva Bueno, Disc.
Renato Vanjura Ferreira, Disc.
Douglas Pereira Nascimento, Esp.

Resumo

Realizou-se através deste trabalho um levantamento sobre as pesquisas publicadas em periódicos nacionais sobre o papel e uso do livro didático no ensino da física, a um período em que são submetidos ao Programa Nacional do Livro Didático que passaram a ser avaliados com critérios pedagógicos. A pesquisa buscou analisar, nos artigos identificados, o papel e o uso desse material didático pelos docente e discente do ensino médio, assim como as afinidades instituídas entre ciência e escola, conhecimento científico e o conhecimento escolar. Observou-se que o livro é empregado como material de contribuição para o docente e serve como ferramenta auxiliar no ensino, podendo através dele produzir uma aula sistematizada  obtendo uma linha de orientação, visto que o docente esta em constante aprendizado e colabora no desenvolvimento dos planos de aula e faz com que suas aulas sejam mais produtivas. Enquanto que, para o aluno pode ser utilizado para desenvolver uma  boa leitura e acompanhar  as atividades elaboradas pelo professor ou até mesmo fazer  com que  o aluno tenha uma melhor compreensão das atividades elaboradas em sala de aula ou em laboratórios  experimentais, dividindo espaço com outros materiais didático-pedagógicos no transcorrer do trabalho docente. Contudo, entre outros aspectos, o livro permanece realizando uma forte função e atuando direcionador do currículo.

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