HERMENÊUTICA DO CONSTRUTIVISMO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

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Eduardo Beltrão de Lucena Córdula

Resumen

A hermenêutica no construtivismo, através da teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget, busca conhecer, entender a aplicar este processo na sala de aula para a plena formação do docente. Popularizada como cognitivista e que teve como sua precursora na América Latina a pesquisadora Emilia Ferreiro, que através dos seus estudos em Psicogênese da Língua Escrita – construtivismo – teve grande aceitação e expansão dela, não só no nível de alfabetização, mas também, em todos os níveis de ensino da Educação Básica, além de se tornar uma referência em como ministrar os conteúdos curriculares de formar a conhecer, respeitar e edificar o saber junto com o educando, cabendo ao professor(a), através de seu domínio desta metodologia planejar e ministrar suas aulas no universo da sala, para formar um ser humano que atenda as reais necessidades da sociedade contemporânea.

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Detalles del artículo

Biografía del autor/a

Eduardo Beltrão de Lucena Córdula, PRODEMA-UFPB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPB (2013), Especialista em Supervisão Escolar - IESP (2009), Licenciado em Biologia - UFPB (2002), Diretor da SEMA/Cabedelo-PB; Pesquisador do GEPEA/GEPEC da UFPB/CE.