TAXONOMIA DE BLOOM APLICADA AO ENSINO DE PROJETO DE URBANISMO E DE PAISAGISMO

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Joani Paulus Covaleski
Vanessa De Conto Conto
Lincoln de Souza Lopes
Hélio Ferreira de Castro Neto
Jessica de Sousa Vale

Resumo

Este artigo reflete sobre experiências práticas com a adoção da Taxonomia de Bloom no ensino de Projeto de Urbanismo II e Projeto de Paisagismo, desenvolvidas no curso de Arquitetura e Urbanismo de um Centro Universitário privado. A Taxonomia de Bloom, como estratégia educacional, já está bastante consolidada em várias áreas do conhecimento, e colabora para o planejamento de aulas e definição de metas de aprendizagem. Sabendo que o processo projetual, e o seu ensino, possuem complexidades e desafios enfrentados por educadores e educandos constantemente, objetivou-se aplicar o instrumento em dois ateliês de projeto. Como resultado, a aplicação da Taxonomia de Bloom mostrou-se efetiva, principalmente ao possibilitar aos professores consubstanciar as demandas e objetivos das tarefas e atividades, facilitando a compreensão do processo de projeto, e contribuindo com a autonomia do acadêmico e seu desempenho.

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