LETRAMENTO DIGITAL: O INSTAGRAM COMO RECURSO PEDAGÓGICO

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Renata Lopes Cipriano Guimarães
Cícero da Silva

Resumo

Este artigo objetiva compreender como o Instagram pode ser utilizado enquanto recurso pedagógico em uma escola pública brasileira. O estudo integra uma pesquisa mais ampla intitulada “Letramento Digital: uso de recursos digitais por professores e alunos em uma escola de ensino médio”, vinculada à Universidade Federal do Norte do Tocantins. O estudo está alicerçado no campo da Linguística Aplicada e na perspectiva dos estudos do letramento. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e se enquadra como um estudo de caso e de campo. Os dados foram coletados entre os meses de janeiro e dezembro de 2021 por meio de observação da rede social (Instagram) da escola-campo e captura de vídeos e imagens publicadas. Os resultados permitem afirmar que as redes sociais podem contribuir para o processo de educação e, ainda, aproximar a escola da comunidade, dos alunos e dos professores quando estes estão fora dos muros escolares, mantendo um estreito relacionamento entre os diferentes atores, mas isso apenas se o Instagram tiver objetivo de ensinar e não apenas de divulgar as ações escolares.

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