CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DO VALE DO JAMARI RELATIVO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA

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Élida Cristina Dalpiás
Edilson Carlos Caritá

Resumo

Diante do atual momento financeiro e econômico que a sociedade brasileira tem vivenciado, notam-se as dificuldades encontradas nas pessoas ao falar sobre administração de seus recursos financeiros, tendo em vista que muitas destas não possuem conhecimento sobre Educação Financeira. Considerando o impacto cotidiano causado pela ausência do planejamento financeiro, esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior privada do Vale do Jamari referente à educação financeira. Diante do pressuposto, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, por meio de um formulário eletrônico – Google Forms, abordando questões sobre perfil socioeconômico e demográfico e educação financeira, utilizando a Escala Likert. Destaca-se que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) sob o CAAE nº. 64579822.9.0000.5498. O público-alvo predominante no estudo foi feminino, solteiro, na faixa etária entre 21 e 30 anos, estudantes do 2º período da área de Ciências Sociais Aplicadas (Administração e Ciências Contábeis), provenientes do ensino público, residindo com duas ou três pessoas no mesmo domicílio, e são trabalhadores com fonte de renda que gira em torno de três salários mínimos. O instrumento de coleta de dados utilizado permitiu conhecer diversos aspectos do comportamento financeiro dos participantes do estudo, especialmente, frente às significativas relações entre tais comportamentos e o perfil de sociodemográfico e econômico, e de conhecimento sobre educação financeira. Diante deste contexto, sugere-se a realização de estudos para investigar o conhecimento sobre educação financeira entre acadêmicos, de todas as áreas do Saber, bem como as ações desenvolvidas pelas instituições de ensino para suprir esta demanda.

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