A MUNICIPALIDADE E AS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS: A COORDENAÇÃO EM UMA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO
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Resumo
O estado do Pará apresenta índices dos piores indicadores de desenvolvimento municipal. Nesse sentido, o município de Alenquer, do estado do Pará, tem apresentado instabilidade política e econômica, o que pode comprometer a coordenação de organizações na execução de políticas públicas. O objetivo da pesquisa foi analisar as relações intraorganizacionais e como elas impactam na coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social de Alenquer (PA). Este estudo contribuiu para compreender os fenômenos que ocorrem no contexto da organização pública e no aprimoramento dos estudos acerca das políticas públicas. O campo de estudo foi a Secretaria de Assistência Social; a metodologia utilizada foi mista, por meio de entrevistas e questionários. Os resultados apontam que a gestão é efetiva, demonstrando a liderança e o incentivo na busca dos objetivos organizacionais, e os colaboradores, na sua maioria, se sentem satisfeitos quanto à gestão e às relações internas, porém, evidenciam conflitos de interesse dentro das relações interpessoais. Além disso, a coordenação é comprometida pela ineficiência da estrutura organizacional, pela falta de qualificação e especialização dos colaboradores, pela instabilidade no clima e cultura organizacional e pela interferência das relações interorganizacionais do ambiente externo. Portanto, apesar de a Assistência Social apresentar ativamente a execução das suas atividades, a sua coordenação é afetada por fatores internos e externos.